A Direção Estadual da Central Única dos Trabalhadores no Estado do Piauí – CUT-PI, reunida no dia 02 de Junho de 2015, em seu auditório situado a Rua Riachuelo 929 – Centro – Norte, em conformidade com seu estatuto, deliberou pela realização do 12º CONGRESSO ESTADUAL DA CUT/PI-CECUT-PI, nos dias 20 e 21 de agosto de 2015, em Teresina – PI. Local a ser confirmado. A coordenação do evento é de responsabilidade da Executiva da Central, tendo como coordenadores/as: Coordenador Geral: Paulo de Oliveira Bezerra, Coordenador Adjunto: Josivaldo de Sousa Martins. Coordenação: Ajuri Dias, Maria do Socorro da Cruz Silva Antônia Ribeiro Cardoso, Francisco das Chagas de Oliveira Silva, Marcelino Claucione de Moura Paz, Flavio Nogueira Cruz, Bento José de Oliveira e Silva e Antônio Herbertt Marinho.

Critérios de participação:

1. São delegados/as natos/as ao 12º Congresso Estadual da CUT/PI:

a) Os membros da Executiva Nacional no Estado;

b) Os membros da Executiva da CUT-PI.

2. Cada entidade filiada em dias com suas contribuições estatutárias terá direito a 01 um/uma delegado/a a cada 300 sócios (as) (ou fração de 50% mais 1) quites na base, garantindo no mínimo a participação 1 delegado (a) por entidade.

3. As federações estaduais e interestaduais filiadas poderão participar do congresso estadual com até três delegados/as eleitos/as nos respectivos conselhos. No caso das Federações Interestaduais, o conselho da federação decidirá sobre a divisão da sua delegação, nunca ultrapassando o máximo de três delegados/as, não podendo haver dupla representação do ramo de atividade.

4. No ato da inscrição de delegados/as dos sindicatos, federações estaduais, interestaduais e nacionais, deve ser apresentado:

a) Edital de Convocação de Assembleia de Base;

b) A ata da assembleia;

c) A lista de presença da assembleia;

d) O comprovante de quitação das obrigações financeiras estatutárias da entidade com a CUT-PI, como também das negociações e parcelamentos em andamento, que deverão estar em dia;

e) O recibo de pagamento da Taxa de Inscrição a ser definida pela coordenação.

5. Todas as instâncias deverão eleger até no máximo 30% de suplentes dos/as delegados/as efetivos/as;

6. Para a eleição de delegados/as é obrigatório obedecer ao critério da cota de gênero em no mínimo 30%, sendo vedada a substituição de um sexo pelo outro.

 

Por exemplo, um sindicato que elege 10 delegados/as terá que obrigatoriamente inscrever 03 delegados/as de um gênero, homens ou mulheres, pelo menos. Caso isto ocorra, as vagas desta cota mínima não poderão ser preenchidas e ficarão em aberto.

7. O quórum mínimo exigido para eleger delegados será de três vezes o número total de delegados/as ao qual a entidade e as oposições têm direito.

8. As entidades de base e instâncias devem entrar em contato com a CUT Estadual para informar sobre a data da assembleia de escolha de delegados/as, que deverá ocorrer de 15 de abril a 30 de Julho de 2015.

9. Os sindicatos de base estadual poderão eleger delegados/as em assembleias realizadas em seus núcleos ou regionais;

10. A Executiva nacional da CUT reitera a recomendação que a eleição dos delegados e delegadas seja realizada através de assembleias de base.

11. A Taxa de Inscrição dos/as delegados/as, no valor de R$550,00 (Quinhentos e Cinquenta Reais), deverá ser paga através de depósito bancário na conta da CUT/PI, banco Bradesco, agencia 405-7, conta corrente nº 47919-4.

Critérios para retirada de delegados para 12º Congresso Nacional da CUT:

As entidades filiadas em dias com suas obrigações estatutárias terá direito a 1 um/uma delegado/a a cada 1.500 sócios/as ou fração de 50% mais 1, ou seja, 751 sócios/as quites na base, em assembleias de suas categorias.

CALENDÁRIO

13/04/2015 – Data limite para atualização de dados cadastrais;

15/04/2015 a 30/07/2015 – Realização das assembleias para escolha de delegados/as ao Congresso Estadual da CUT/PI;

13/04/2015 – Data limite para regularização financeira;

13/04/2015 – Data limite para novas filiações e Informações sobre as oposições sindicais reconhecidas pela CUT/PI;

20 e 21/08/2015 – 12º Congresso Estadual da CUT/PI, em Teresina – PI;

13 a 16/10/2015 – 12º Congresso Nacional da CUT, em São Paulo – SP.

 

Artigos Relacionados
Leia mais em CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

STF autoriza licença de 180 dias para servidor pai ‘solo’

Os ministros do STF negaram recurso do INSS contra decisão do TRT-3 e decidiram que é cons…