A Direção Estadual da Central Única dos Trabalhadores no Estado do Piauí – CUT-PI, reunida no dia 02 de Junho de 2015, em seu auditório situado a Rua Riachuelo 929 – Centro – Norte, em conformidade com seu estatuto, deliberou pela realização do 12º CONGRESSO ESTADUAL DA CUT/PI-CECUT-PI, nos dias 20 e 21 de agosto de 2015, em Teresina – PI. Local a ser confirmado. A coordenação do evento é de responsabilidade da Executiva da Central, tendo como coordenadores/as: Coordenador Geral: Paulo de Oliveira Bezerra, Coordenador Adjunto: Josivaldo de Sousa Martins. Coordenação: Ajuri Dias, Maria do Socorro da Cruz Silva Antônia Ribeiro Cardoso, Francisco das Chagas de Oliveira Silva, Marcelino Claucione de Moura Paz, Flavio Nogueira Cruz, Bento José de Oliveira e Silva e Antônio Herbertt Marinho.

Critérios de participação:

1. São delegados/as natos/as ao 12º Congresso Estadual da CUT/PI:

a) Os membros da Executiva Nacional no Estado;

b) Os membros da Executiva da CUT-PI.

2. Cada entidade filiada em dias com suas contribuições estatutárias terá direito a 01 um/uma delegado/a a cada 300 sócios (as) (ou fração de 50% mais 1) quites na base, garantindo no mínimo a participação 1 delegado (a) por entidade.

3. As federações estaduais e interestaduais filiadas poderão participar do congresso estadual com até três delegados/as eleitos/as nos respectivos conselhos. No caso das Federações Interestaduais, o conselho da federação decidirá sobre a divisão da sua delegação, nunca ultrapassando o máximo de três delegados/as, não podendo haver dupla representação do ramo de atividade.

4. No ato da inscrição de delegados/as dos sindicatos, federações estaduais, interestaduais e nacionais, deve ser apresentado:

a) Edital de Convocação de Assembleia de Base;

b) A ata da assembleia;

c) A lista de presença da assembleia;

d) O comprovante de quitação das obrigações financeiras estatutárias da entidade com a CUT-PI, como também das negociações e parcelamentos em andamento, que deverão estar em dia;

e) O recibo de pagamento da Taxa de Inscrição a ser definida pela coordenação.

5. Todas as instâncias deverão eleger até no máximo 30% de suplentes dos/as delegados/as efetivos/as;

6. Para a eleição de delegados/as é obrigatório obedecer ao critério da cota de gênero em no mínimo 30%, sendo vedada a substituição de um sexo pelo outro.

 

Por exemplo, um sindicato que elege 10 delegados/as terá que obrigatoriamente inscrever 03 delegados/as de um gênero, homens ou mulheres, pelo menos. Caso isto ocorra, as vagas desta cota mínima não poderão ser preenchidas e ficarão em aberto.

7. O quórum mínimo exigido para eleger delegados será de três vezes o número total de delegados/as ao qual a entidade e as oposições têm direito.

8. As entidades de base e instâncias devem entrar em contato com a CUT Estadual para informar sobre a data da assembleia de escolha de delegados/as, que deverá ocorrer de 15 de abril a 30 de Julho de 2015.

9. Os sindicatos de base estadual poderão eleger delegados/as em assembleias realizadas em seus núcleos ou regionais;

10. A Executiva nacional da CUT reitera a recomendação que a eleição dos delegados e delegadas seja realizada através de assembleias de base.

11. A Taxa de Inscrição dos/as delegados/as, no valor de R$550,00 (Quinhentos e Cinquenta Reais), deverá ser paga através de depósito bancário na conta da CUT/PI, banco Bradesco, agencia 405-7, conta corrente nº 47919-4.

Critérios para retirada de delegados para 12º Congresso Nacional da CUT:

As entidades filiadas em dias com suas obrigações estatutárias terá direito a 1 um/uma delegado/a a cada 1.500 sócios/as ou fração de 50% mais 1, ou seja, 751 sócios/as quites na base, em assembleias de suas categorias.

CALENDÁRIO

13/04/2015 – Data limite para atualização de dados cadastrais;

15/04/2015 a 30/07/2015 – Realização das assembleias para escolha de delegados/as ao Congresso Estadual da CUT/PI;

13/04/2015 – Data limite para regularização financeira;

13/04/2015 – Data limite para novas filiações e Informações sobre as oposições sindicais reconhecidas pela CUT/PI;

20 e 21/08/2015 – 12º Congresso Estadual da CUT/PI, em Teresina – PI;

13 a 16/10/2015 – 12º Congresso Nacional da CUT, em São Paulo – SP.

 

Artigos Relacionados
Leia mais em CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Saiba quem precisa declarar o Imposto de Renda

Receita Federal já disponibilizou sistema para declaração. Em 2024, novas regras passam a …