A nova ferramenta ajudará consumidores na comparação de preços e na tomada de decisão da oferta mais vantajosa

Nesta segunda-feira, dia 03/06, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Anatel Busca Ofertas, uma plataforma que disponibiliza ofertas de serviços de telecomunicações em qualquer dispositivo, cujo propósito é receber e apresentar as ofertas disponíveis de forma centralizada e fidedigna aos consumidores.

A ferramenta foi criada para consumidores de telecomunicações, prestadoras, pesquisadores, outros órgãos e para a própria Agência. O Anatel Busca Ofertas tem acesso via navegadores web e agilidade na atualização e correção de ofertas. A nova plataforma atende ao atual Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), bem como considerará possíveis alterações resultantes da implementação do novo RGC. De acordo com o regulamento, aprovado pela Resolução nº 632/2014, todas as empresas do setor devem disponibilizar informações suficientes sobre suas ofertas para que qualquer interessado na atividade de comparação possa fazê-la. O art. 48 dispõe que as prestadoras de serviços devem disponibilizar gratuitamente, de forma padronizada e de fácil acesso, aos interessados na atividade de comparação as informações relativas às suas ofertas de serviços de telecomunicações. Para atingir as premissas de facilidade de acesso e padronização propostas pelo regulamento, a Agência determinou que as operadoras de telecomunicações disponibilizassem tais dados de forma padronizada, por meio de arquivos estruturados. A Anatel elaborou também o manual para orientar as prestadoras na elaboração do arquivo estruturado em formato específico para cadastramento em massa de informações acerca das ofertas.

O que a plataforma faz:

• Lista, detalha e compara ofertas por município e serviço de telecomunicações

• Filtra ofertas por nome, empresa, preço, atributos, fidelização, etc

• Recebe dados de ofertas por cadastramento manual ou em lote

• Verifica a qualidade de dados e disponibiliza reporte de erros às prestadoras

• Direciona o consumidor para o endereço eletrônico da oferta na prestadora

O que a plataforma não faz:

· Não coleta dados pessoais

· Não recebe reclamações sobre ofertas

· Não realiza negociação ou contratação.

Ao utilizar o sistema, o usuário deverá selecionar o tipo de serviço desejado (telefonia móvel, banda larga, tv por assinatura, telefonia fixa ou combos) e preencher o campo do município de interesse. O consumidor poderá aplicar filtro para detalhar a pesquisa, comparar as ofertas e escolher a mais vantajosa. Acesse o Anatel Busca Ofertas: https://apps.anatel.gov.br/BuscaOfertas/ .

 

Fonte: Gov.BR
https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/noticias/anatel-cria-plataforma-anatel-busca-ofertas-para-auxiliar-consumidores

Artigos Relacionados
Leia mais em DESTAQUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Brasil será laboratório para ferramenta de bloqueio de celular do Google

Gigante lançou no Brasil, sem previsão ainda de implantação no resto do mundo, três ferram…