Desde as eleições presidenciais de 2018, é possível usar o smartphone para consultar o número do seu título de eleitor. O aplicativo e-Título, funciona como uma versão digital para o documento de votação. Além de informações básicas, o app permite que você justifique seu voto, consulte suas informações junto à Justiça Eleitoral, entre outras opções.
Como usar o e-Título (título de eleitor digital)
O e-Título pode ser usado para tirar diversas dúvidas sobre a sua situação na Justiça Eleitoral. Caso você feito a biometria, sua foto vai aparecer no aplicativo. Se você não fez cadastramento biométrico, não haverá foto na sua versão do documento no aplicativo. O app também possui um QR Code para validação na sua zona eleitoral.
É possível baixar o app para Android e iPhone. Para cadastrar seus dados no e-Título, faça o seguinte:
- Preencha seus dados básicos como nome e filiação;
- No campo “Tipo de documento” — Selecione “Título de eleitor”;
- Depois, o app vai gerar três campos de perguntas referentes aos seus dados cadastrais para confirmar sua identidade. Caso erre algum, será gerado outro campo com perguntas diferentes das que você errou;
- Cadastre uma senha e confirme;
O título de eleitor impresso continua valendo, mas você precisará apresentar um documento com foto (como RG ou carteira de motorista). Se você tiver foto no seu e-Título, não precisará levar outro documento para se identificar.
Funções adicionais do e-Título
O e-Título conta funções como expedir sua certidão de quitação eleitoral, justificar seu voto entre outras. Vamos conferir as principais funções aplicativo.
As informações básicas como seu nome, número do título de eleitor, zona eleitoral e seção eleitoral estão logo na página principal do aplicativo. Os demais recursos se encontram no campo “Mais Opções”.
Como emitir certidão de quitação eleitoral com e-Título
- Vá ao campo “Mais Opções”
- Selecione “Quitação Eleitoral”
- O aplicativo vai gerar o documento. Clique no ícone com a seta para baixo e o arquivo PDF será baixado para seu telefone;
Fique atento em qual pasta o documento será baixado. Normalmente deverá ir para a pasta “documentos” ou “downloads”
Como emitir Nada consta criminal eleitoral com e-Título
- Vá ao campo “Mais Opções”;
- Selecione “Nada consta criminal eleitoral”;
- O aplicativo vai gerar o documento. Clique no ícone com a seta para baixo e o arquivo PDF será baixado para seu telefone;
Como justificar o voto com o e-Título
- Selecione o campo “Mais opções”;
- Marque a opção: “justificativa de ausência”;
- Selecione o período eleitoral que deseja justificar, depois preencha o campo com sua justificativa e o campo seguinte com seu e-mail;
- Coloque em anexo um documento que comprove a sua justificativa;
A opção de “justificativa de ausência” referente ao ano de 2020, será liberada a partir dos dias de eleição cada turno. Ou seja, nos dias 15 e 29 de novembro.
Como emitir a guia de pagamentos de débitos eleitorais usando o e-Título
- Selecione o campo “Mais opções”;
- Vá ao campo “Outras opções”;
- Selecione “Débitos Eleitorais”;
- Se houver alguma pendência com a Justiça Eleitoral, ela será exibida e você poderá baixar um arquivo referente à guia de pagamentos para regularizar sua situação;
O e-Título ainda conta com um campo de notificações em que a Justifica Eleitoral compartilha diversas informações sobre o processo eleitoral no país, alerta sobre fake news e mais funções.
Aproveite a praticidade do e-Título para esclarecer as dúvidas sobre sua situação eleitoral com facilidade e para justificar seu voto sem precisar ir até uma seção eleitoral, caso não possa votar.
Com informações: Justiça Eleitoral, TSE