O trabalho é o local onde a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo, podendo acarretar prejuízos à saúde mental que podem interferir no andamento das atividades laborais e trazer repercussões negativas à vida social.  Seguindo a prerrogativa da Organização Mundial de Saúde (2011) que define a saúde mental no trabalho como relacionada ao conjunto de ações que visam à promoção, recuperação e reabilitação da saúde do trabalhador, o eventoirá falar sobre a saúde mental nas empresas de Call Center no contexto da pandemia de Covid-19.

 O evento será promovido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações do Piauí (Sinttel – PI).Acontecerá no dia 25 de agosto, no horário das 08:00 às 10:00 horas, na forma remota através da plataforma GoToMeeting, e contará com a participação de palestrantes que melhor abordarão a temática.

A primeira palestrante será a procuradora-chefe da 22º região, Dra. Maria Elena Moreira Rêgo, que irá falar sobre os riscos psicossociais decorrentes das novas formas da organização de trabalho e a legislação pertinente. Estes riscos têm a possibilidade de submeter os trabalhadores a níveis elevados de estresse, causando sofrimento, e podem levar ao adoecimento mental. No entanto, no Brasil ainda existe uma resistência em atuar com a promoção de saúde mental no ambiente de trabalho, havendo uma maior preocupação relacionada à proteção do corpo e à assistência dos trabalhadores já acometidos com sintomas de adoecimento psíquico.

Em seguida, o psicólogo Ítalo Regis da Silva, irá abordar sobre a experiência organizacional nas empresas de Call Center, falando sobre como se dá a atuação do psicólogo organizacional e do trabalho na promoção de saúde mental dos trabalhadores meio aos riscos e agravamentos a que estão expostos no ambiente de trabalho. 

Posteriormente, a Profa. Me.em Psicologia Organizacional e do Trabalho (Uespi), Liliane Leite Moreira, irá falar sobre como a saúde mental está relacionada a nossa capacidade de adaptação, bem-estar, compreensão e respeitodos limites físicos e psíquicos, enfrentamento às mudanças e desafios no nosso dia a dia. Abordará aISO 45005, uma norma internacional criada a partir de dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que fornece orientações de melhores práticas de trabalho para a criação e manutenção de um ambiente que seja seguroà saúde dos trabalhadores, como o gerenciamentodo impacto da pandemia na saúde psicológica e bem-estar dos trabalhadores. Por fim, o debate será aberto às perguntas já previamente enviadas pelos ouvintes através do formulário que se encontra disponível no link abaixo. O link estará disponível para o envio de perguntas até o dia do evento. 

Evento Ouvir e Não Falar – Sinttel PI
Qua, 25 de ago de 2021 08:00 – 10:00 (GMT-03:00)
Ingresse na reunião pelo seu computador, tablet ou smartphone.
https://global.gotomeeting.com/join/685328637
Código de acesso: 685-328-637

Artigos Relacionados
Leia mais em DESTAQUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito

Medidas também preveem ajuda a micro e pequenas empresas Com o potencial de destravar até …