Curso Técnico em Telecomunicações conta com parceria da iniciativa privada

Em parceria com empresas do setor privado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ofertará o Curso Técnico em Telecomunicações. O piloto do projeto foi apresentado no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Governador João Clímaco DAlmeida, durante a Feira das Profissões, realizada nesta terça-feira (14).

No curso o aluno será capacitado para instalar e reparar redes e equipamentos de telefonia, oferecendo suporte técnico nos equipamentos e programas, seguindo as normas e estratégias técnicas de qualidade, saúde, segurança e preservação ambiental. O curso está disponível na modalidade Ensino Médio integrado.

A professora articuladora de estágios da escola, Nayana Mykaelle, revela que o projeto é pioneiro na rede estadual, com o CEEP João Clímaco sendo a primeira escola a ofertar.

“A Seduc fez um projeto piloto com a Fundação Getúlio Vargas (FVG) para estudarmos um modo diferente de curso técnico, analisando a viabilidade e levando em consideração o setor produtivo local. Dentro das ofertas possíveis sobressaiu-se o de Telecomunicações, a partir de um apoio do setor produtivo local, após apresentarmos nosso projeto para os parceiros Ora Telecom/ Piauí Conectado/ SINTTEL – Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado do Piauí”, observa a articuladora.

Oito ações de parceria já foram firmadas formalmente entre os envolvidos no projeto que abrangem matriz curricular, palestras, estágios, contratação dos egressos, em um constante alinhamento com o setor produtivo local.

Feira das Profissões

Com o objetivo de contribuir para que os alunos egressos do 9º ano do Ensino Fundamental conheçam sobre os cursos técnicos integrados e suas diversas possibilidades de áreas de atuação, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Governador João Clímaco DAlmeida realizou a sua Feira das Profissões.

A diretora da escola, Rosana Lopes, destaca que a Feira das Profissões do João Clímaco DAlmeida é uma oportunidade de diálogo com a sociedade, assegurando ao estudante informações que favoreçam a identificação de possibilidades, esclarecendo suas dúvidas quanto a sua escolha profissional.

“Esse projeto possibilitará aos alunos conhecerem as várias opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio que, além da formação profissional, garantem ao aluno a possibilidade de inserção no mercado de trabalho para a conquista da autonomia financeira e pessoal, construindo, assim, sua identidade social”, declara a diretora.

Durante o evento foram debatidos temas como mercado de trabalho, através de oficinas e palestras sobre os cursos ofertados na escola; estudos e socialização de conhecimentos das diversas áreas de atuação dos cursos técnicos, bem como o contato direto  com profissionais atuantes da área; apresentação dos alunos dos cursos técnicos que já desenvolvem atividades empreendedoras dentro da sua escolha de qualificação profissional; e resultados profissionais alcançados pelos alunos egressos da escola que estão inseridos no mercado de trabalho.

Fonte: www.pi.gov.br/

Artigos Relacionados
Leia mais em DESTAQUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Pix apresenta instabilidade

Em nota, Banco Central disse que houve problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instant…