Curso Técnico em Telecomunicações conta com parceria da iniciativa privada
Em parceria com empresas do setor privado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ofertará o Curso Técnico em Telecomunicações. O piloto do projeto foi apresentado no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Governador João Clímaco DAlmeida, durante a Feira das Profissões, realizada nesta terça-feira (14).
No curso o aluno será capacitado para instalar e reparar redes e equipamentos de telefonia, oferecendo suporte técnico nos equipamentos e programas, seguindo as normas e estratégias técnicas de qualidade, saúde, segurança e preservação ambiental. O curso está disponível na modalidade Ensino Médio integrado.
A professora articuladora de estágios da escola, Nayana Mykaelle, revela que o projeto é pioneiro na rede estadual, com o CEEP João Clímaco sendo a primeira escola a ofertar.
“A Seduc fez um projeto piloto com a Fundação Getúlio Vargas (FVG) para estudarmos um modo diferente de curso técnico, analisando a viabilidade e levando em consideração o setor produtivo local. Dentro das ofertas possíveis sobressaiu-se o de Telecomunicações, a partir de um apoio do setor produtivo local, após apresentarmos nosso projeto para os parceiros Ora Telecom/ Piauí Conectado/ SINTTEL – Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado do Piauí”, observa a articuladora.
Oito ações de parceria já foram firmadas formalmente entre os envolvidos no projeto que abrangem matriz curricular, palestras, estágios, contratação dos egressos, em um constante alinhamento com o setor produtivo local.
Feira das Profissões
Com o objetivo de contribuir para que os alunos egressos do 9º ano do Ensino Fundamental conheçam sobre os cursos técnicos integrados e suas diversas possibilidades de áreas de atuação, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Governador João Clímaco DAlmeida realizou a sua Feira das Profissões.
A diretora da escola, Rosana Lopes, destaca que a Feira das Profissões do João Clímaco DAlmeida é uma oportunidade de diálogo com a sociedade, assegurando ao estudante informações que favoreçam a identificação de possibilidades, esclarecendo suas dúvidas quanto a sua escolha profissional.
“Esse projeto possibilitará aos alunos conhecerem as várias opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio que, além da formação profissional, garantem ao aluno a possibilidade de inserção no mercado de trabalho para a conquista da autonomia financeira e pessoal, construindo, assim, sua identidade social”, declara a diretora.
Durante o evento foram debatidos temas como mercado de trabalho, através de oficinas e palestras sobre os cursos ofertados na escola; estudos e socialização de conhecimentos das diversas áreas de atuação dos cursos técnicos, bem como o contato direto com profissionais atuantes da área; apresentação dos alunos dos cursos técnicos que já desenvolvem atividades empreendedoras dentro da sua escolha de qualificação profissional; e resultados profissionais alcançados pelos alunos egressos da escola que estão inseridos no mercado de trabalho.
Fonte: www.pi.gov.br/