O Sinttel-PI informa aos trabalhadores da Claro que a Comissão Nacional de Negociação – CNN FITRATELP/CLARO se reuniu pela primeira vez com a empresa, na última sexta-feira (19/9), para iniciar as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2025/2027. Apesar da firme cobrança dos trabalhadores, a empresa não apresentou nenhuma proposta de ACT 2025/2027. A CNN FITRATELP/CLARO reforçou ainda que os empregados lutam por uma proposta que contemple a Pauta de Reivindicações 2025/2027, bem como lembrou que as demais operadoras já apresentaram propostas aos seus trabalhadores e que somente a Claro ainda não apresentou concretamente nada.
A Claro apresentou uma proposta de PPR, mas foi recusada porque a ELEGIBILIDADE é ruim e representa um retrocesso para a categoria. Quando a proposta de inclusão de gênero, mulheres, deficientes e negros nas funções de liderança da Claro significa um avanço na política interna da empresa.
A CNN FITRATELP/CLARO cobrou mais agilidade dos negociadores da Claro, para que as negociações avancem, uma vez que já estamos no final de setembro e a Pauta de Reivindicações foi entregue no mês de junho. A Claro está adotando a tática de esperar as demais operadoras fecharem seus acordos, para somente depois propôs alguma coisa para a categoria. Essa prática além de irritar os trabalhadores, causa um desgaste desnecessário no ambiente de trabalho.
Solicitamos aos trabalhadores que participem efetivamente da Campanha Salarial e fortaleçam o seu sindicato nesta luta em busca de um ACT 2025/2027 que atenda às necessidades da categoria. Os trabalhadores merecem respeito e valorização. A próxima reunião será dia 03/10/2025.
Larissa Belo
Sinttel Piauí