Foi a sexta alta consecutiva do setor de serviços, puxado também pelas atividades de tecnologia da informação.

O setor de telecom registrou crescimento de 2,4% no acumulado de 12 meses até julho de 2025, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre janeiro e julho, a alta foi de 1%. Na comparação com julho de 2024, o avanço foi de 0,5%, enquanto frente a junho de 2025 houve variação positiva de 0,7%.
De acordo com o IBGE, o desempenho das áreas de telecom contribuiu para o sexto mês consecutivo de expansão do setor de serviços no país. O volume total de serviços variou 0,3% em julho, acumulando ganho de 2,4% desde fevereiro. No ano, a alta chega a 2,6% e, em 12 meses, o crescimento é de 2,9%.

Informação e comunicação em destaque
A atividade de informação e comunicação avançou 1% em julho, resultado influenciado tanto pelas telecomunicações (+0,7%) quanto pelos serviços de tecnologia da informação (+1,2%). Segundo Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, o crescimento foi impulsionado por empresas de portais, provedores de conteúdo e serviços de informação na internet.

No acumulado de janeiro a julho, o segmento de informação e comunicação apresentou expansão de 6%, reflexo do aumento das receitas em atividades como desenvolvimento e licenciamento de softwares, tratamento de dados, hospedagem, consultoria em TI e suporte técnico.

Desempenho regional e outros setores
O crescimento dos serviços, considerando todas as verticais que o formam, além de telecom) em julho foi acompanhado por 12 das 27 unidades da federação, com maiores contribuições de São Paulo (1,7%), Paraná (1,7%), Mato Grosso do Sul (5,7%), Santa Catarina (0,9%) e Rondônia (10,9%).

Além de informação e comunicação, os avanços de julho vieram dos serviços profissionais, administrativos e complementares (+0,4%) e dos serviços prestados às famílias (+0,3%). Em contrapartida, transportes recuaram 0,6%, com queda expressiva no transporte aéreo de passageiros (-4%).

Fonte: https://telesintese.com.br/telecom-cresce-24-em-12-meses-ate-julho-aponta-ibge/
Foto: Freepik

Artigos Relacionados
Leia mais em DESTAQUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Juíza decreta falência da Serede, subsidiária da Oi

Decisão da 7ª Vara Empresarial do Rio suspende obrigações, rescinde contratos e autoriza d…