A Enel Green Power, subsidiária de energia sustentável do Grupo Enel, iniciou as operações de uma planta de painéis fotovoltaicos em São Gonçalo do Gurgueia, no Piauí. A instalação tem capacidade de 475 MW, com investimentos na casa de R$ 1,4 bilhão.

De acordo com a companhia, esta é a primeira vez que a Enel usa um módulo bifacial em seu sistema de painéis. Isso permite que a luz solar seja captada por ambos os lados, gerando um aproveitamento 18% maior.

Com potência de 475 MW, a secção será capaz de fornecer 1.200 GWh por ano para a rede do Piauí. Do total, a 265 MW deve ser destinado à cadeia de companhias do mercado brasileiro, sendo que 210 MW pode ser negociados abertamente com outras empresas.

Como um processo de energia limpa, a estimativa é de que sejam evitadas 600 mil toneladas de dióxido de carbono enviados à atmosfera todos os anos.

Esta é a primeira etapa do projeto. Em agosto, a Enel anunciou a extensão no parque solar de São Gonçalo, com investimentos na casa de R$ 422 milhões. Com isso, a instalação toda deve passar a ter potência extra de 133 MW, totalizando 608 MW no parque todo. Quando estiver completamente funcional, o parque deve oferecer 1.500 GWh em energia. A previsão é de que as operações sejam iniciadas ainda este ano.

Fonte: Enel

Artigos Relacionados
Leia mais em DESTAQUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Secom recebe Federações para tratar da situação da Oi S/A

O secretário executivo Ricardo Zamora se comprometeu de levar as questões pontuadas pelas …