Aplicações mais utilizadas são as de automação de processos de fluxos de trabalho; setor de informação e comunicação lidera implementações, com as áreas de marketing e segurança digital em destaque

As empresas brasileiras, especialmente as médias e as grandes, estão abraçando a Inteligência Artificial (IA), indica pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A tecnologia já é utilizada por 24% das empresas de médio porte (de 50 a 249 pessoas ocupadas) e 41% das de grande porte (mais de 250 pessoas ocupadas).

Os percentuais, referentes ao ano de 2023, apontam avanço em relação ao observado em 2021 (antes do lançamento do ChatGPT, plataforma responsável pelo boom da tecnologia), quando o uso da IA era uma prática de 21% dos médios e 34% dos grandes negócios no País.

Na média, a adoção da IA ficou estável nesse intervalo, chegando a 13% das empresas brasileiras, uma vez que o uso ainda é baixo (11%) entre os negócios de pequeno porte (até 49 pessoas ocupadas).

TIC Empresas, estudo divulgado nesta terça-feira, 14, também aponta que os tipos mais usados de IA são os de automação de processos de fluxos de trabalho, alcançando 66% das empresas entrevistadas. Modelos de reconhecimento e processamento de imagens, que identificam objetos ou pessoas, aparecem na sequência, chegando a 32% das organizações.

Machine learning para análise de dados (16%), mineração de texto e análise da linguagem escrita (15%), geração de linguagem natural para linguagem escrita ou falada (13%) e reconhecimento de fala (11%) também são soluções usadas. IA para máquinas autônomas é uma realidade para 6% das empresas, segundo a pesquisa.

O estudo ainda mostra que as áreas de marketing e segurança digital lideram as implementações de IA nos negócios brasileiros, com 47% e 43%, respectivamente. Entre os setores, o que está mais avançado na incorporação da tecnologia é o de informação e comunicação, com 40% das empresas indicando que fazem algum tipo de uso de IA – taxa bastante superior ao de setores como transportes (14%), serviços (13%), comércio (12%), indústria (11%) e construção (10%).

Obstáculos

Apesar do avanço nos últimos anos, a IA ainda está dando os primeiros passos no setor produtivo. As empresas entrevistadas apontaram diversos obstáculos para a implantação da tecnologia.

As dificuldades mais citadas foram incompatibilidade com equipamentos (19%), falta de conhecimento (18%), custos aparentemente elevados (17%), falta de pessoas capacitadas para usar a tecnologia (17%) e avaliação de que a IA não é útil para os negócios (17%).

A pesquisa foi feita com 4.057 empresas com dez pessoas ocupadas ou mais, em todo o território nacional. Os dados foram coletados entre março e dezembro de 2023.

Fonte: https://telesintese.com.br/adocao-da-ia-cresce-entre-grandes-e-medias-empresas-aponta-cgi/

 

Artigos Relacionados
Leia mais em DESTAQUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Anatel endurece medidas contra chamadas abusivas

Anatel amplia conceito de chamadas curtas, que passam a ter 6 segundos, não precisam ser c…