Para a Superintendência-Geral (SG) do órgão antitruste, há integração vertical entre os ativos, mas uso da rede neutra da V.tal pela Oi já ocorria antes do negócio; transação segue pendente de aprovação da Anatel

A Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a venda da ClientCo da Oi, também conhecida como Oi Fibra, para a V.tal. O despacho com a decisão foi publicado na terça-feira, 26.

Vale lembrar que a operação já foi homologada pela Justiça do Rio de Janeiro, mas ainda depende de aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ser efetivamente concretizada.

Na análise, a SG levou em conta os mercados de banda larga fixa e telefonia fixa, entendendo que o negócio gera integração vertical entre ativos da Oi e da V.tal. No entanto, o órgão antitruste ressaltou que se tratam de atividades pré-existentes ao acordo, uma vez que a ClientCo já opera usando a infraestrutura de rede neutra da V.tal.

“Tais relações verticais estão em linha com os precedentes do Cade, pois a infraestrutura passiva de telecomunicações é essencial para a prestação dos serviços de SCM [banda larga] e de STFC [telefonia fixa]”, diz o despacho.

Em síntese, a SG também concluiu que há capacidade ociosa da rede da V.tal e que a empresa seguirá com o modelo de negócios “que se baseia na neutralidade em relação aos prestadores de serviços de telecomunicações”. O Cade ainda sustentou que a V.tal enfrenta concorrência na oferta de infraestrutura de rede de telecomunicações, de modo que a operação não fechará o mercado.

Especificamente sobre o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), a SG avaliou que, tanto no cenário nacional como por região, a presença da ClientCo fica abaixo de 30%, o que indica “ausência de capacidade de fechamento deste mercado”.

Assim, para a SG, a operação não traz prejuízos à concorrência e, por isso, foi aprovada sem ressalvas.

Em comunicado ao mercado, a Oi informou que a decisão da Superintendência-Geral se tornará definitiva em 15 dias, a não ser que seja questionada pela Tribunal Administrativo do Cade.

V.tal comprou a ClientCo por R$ 5,8 bilhões, por meio de um leilão conduzido como parte do Plano de Recuperação Judicial (PRJ) da Oi. A unidade de fibra óptica da operadora conta com cerca de 4,3 milhões de clientes. Para não interferir no negócio de rede neutra, a V.tal informou que planeja separar a base de clientes da Oi da sua atividade principal.

Fonte: https://www.telesintese.com.br/cade-aprova-venda-da-oi-fibra-para-a-v-tal/

Artigos Relacionados
Leia mais em DESTAQUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Golpistas enviam mensagens falsas se passando pelo Detran Unidades dos departamentos estad…