A Anatel alerta para golpe pelo aplicativo WhatsApp, onde um número usa uma foto da agência no perfil e começa a enviar mensagens como se fosse mensagens oficiais do órgão. O alerta da Anatel faz parte das ações da campanha #OutubroCiberSeguro, implementada pela agência.

Segundo o órgão, o conhecido Golpe do WhatsApp Falso pode causar sérios prejuízos financeiros e emocionais. A Superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Suzana Silva Rodrigues, esclarece que “a segurança digital é responsabilidade de todos. Ao identificar e denunciar golpes como esse, o cidadão contribui diretamente para um ambiente online mais seguro”.

Proteção

Dentro da campanha #OutubroCiberSeguro, a Anatel divulga as seguintes informações para conhecimento dos usuários, e que podem ajudar na proteção desse tipo de golpe:

– Ajuste suas configurações de privacidade no WhatsApp

Acesse Configurações > Privacidade > Foto de perfil e selecione “Meus contatos”. Faça o mesmo com “Visto por último” e “Recado”. Isso limita o acesso à sua imagem e informações pessoais.

– Preciso trocar meu chip ou número?

Não. O número usado pelos golpistas é diferente do seu e não tem vínculo com sua linha.

– Como eles conseguiram meus contatos?

Provavelmente por meio de vazamentos de dados na Internet ou consultas em sistemas de crédito. Suas contas não foram necessariamente invadidas, mas é recomendável trocar as senhas por precaução.

Denúncia

A agência também orienta como fazer uma denúncia, caso um perfil desse inicie uma conversa.

– Registre uma ocorrência na Polícia Civil

Acesse o site da Polícia Civil do seu Estado e registre um boletim de ocorrência online. A formalização é essencial para a investigação.

– Não interaja com o número falso

Evite responder ou confrontar os golpistas. Isso pode aumentar o risco de novos golpes.

– Comunique seus contatos e redes sociais

Informe amigos, familiares e colegas que há um número se passando por você. Isso ajuda a evitar que outras pessoas caiam no golpe.

– Denuncie o número no WhatsApp

Dentro do aplicativo, clique no número suspeito, selecione “Denunciar contato” e siga as instruções. Peça que seus contatos façam o mesmo.

– Envie uma denúncia por e-mail ao WhatsApp

Encaminhe um e-mail para support@whatsapp.com informando o perfil falso e solicitando a desativação imediata da conta.

WhatsApp não é telecomunicações

A Anatel destaca que o WhatsApp não se caracteriza como serviço de telecomunicações e, portanto, não é regulamentado pela agência.

No entanto, as campanhas de conscientização realizadas pela Anatel, como o #ConexãoSegura e o #MovimentoFiqueEsperto, fazem parte do esforço promovido pelo órgão regulador para combater fraudes como o Golpe do WhatsApp Falso.

No Portal da Anatel, há um espaço dedicado a Dicas contra Fraudes com “os golpes atuais mais comuns”, criado para orientar e proteger os consumidores. Nele, há a descrição desse e de outros golpes praticados por cibercriminosos, além de dicas de como se proteger e denunciar.

A campanha

Pelo terceiro ano consecutivo, a Anatel promove no mês de outubro a campanha #OutubroCiberSeguro, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do combate às ameaças online. Neste mês de outubro, também estão sendo divulgados posts e vídeos informativos nas redes sociais da Agência.

Fonte: Teletime
Foto: Freepik

Artigos Relacionados
Leia mais em DESTAQUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Brisanet faz lançamento oficial de tecnologia 5G no Piauí

A Brisanet deu um novo passo na sua estratégia de crescimento no Nordeste ao lançar oficia…