Iniciativa do Piauí está entre quatro finalistas de prêmio da Unesco

O projeto brasileiro para implantar a disciplina de Inteligência Artificial em escolas estaduais do Piauí está entre as quatro iniciativas selecionadas pelo prêmio da Unesco para o uso de tecnologias da informação e da comunicação na educação.

O projeto “Piauí Inteligência Artificial”, criado pelo governo estadual, é resultado de uma parceria com as Universidades Federais do Piauí, do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Educação. A iniciativa foi reconhecida ao lado de trabalhos do Reino Unido, Bélgica e Egito e concorreu com 86 projetos internacionais de mais de 50 países e organizações não governamentais.

O Piauí foi o primeiro das Américas a incluir uma disciplina de Inteligência Artificial na grade curricular das escolas públicas de educação básica, iniciativa reconhecida pela própria Unesco na Semana da Aprendizagem Digital em Paris, na França, no ano passado.

Segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), o projeto no Piauí incentiva as lideranças locais a usarem de forma responsável a inteligência artificial, que se torna disciplina obrigatória do 9º ano até o final do Ensino Médio. No programa, preocupações como ética estão presentes em todos os módulos, junto com atividades digitais e presenciais, para tornar a tecnologia acessível, mesmo onde há poucos recursos.

O projeto alcança mais de 120 mil alunos em centenas de escolas e já capacitou mais de 800 professores. Em nota, o Itamaraty reconheceu a importância do prêmio da Unesco e do projeto brasileiro para o desenvolvimento social e educacional.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Freepik Free

Artigos Relacionados
Leia mais em DESTAQUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Tim apresenta proposta de ACT 2025/2026 à Fitratelp

A Comissão Nacional de Negociação da Fitratelp – CNN FITRATELP/TIM – informa aos Sindicato…