Informações são as mesmas já usadas no site da agência, mas apresentada com linguagem mais acessível e de forma consolidada.

A Anatel apresentou na ultima sexta-feira (31) um portal na internet dedicado ao consumidor, com informações sobre os direitos dos usuários, desempenho das operadoras e os canais para atendimento. “O objetivo é municiar o consumidor para que ele compare os serviços prestados antes de optar pela contratação do serviço”, disse a superintendente de Relações com Consumidor, Elisa Vieira.

“O portal não traz informações novas, apenas reúne as já existentes na página da Anatel, de forma que facilite o acesso e usa uma linguagem mais direta, sem abusar das siglas que dificultam o entendimento”, explica Elisa. O novo site não traz, por exemplo, um espaço direto para que o consumidor poste sua queixa e nem as pesquisas de percepção de qualidade, que vem sendo feitas pela agência. “Essas facilidades serão integradas ao site no futuro”, disse.

No portal, a sigla TUP, por exemplo, foi abolida e só é usado o termo “orelhão”. O mesmo acontece com o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), que foi substituído por banda larga.

Para o presidente da Anatel, João Rezende, o portal é mais uma ação da agência no sentido de fortalecer a relação dos usuários com as empresas. Enquanto para o presidente do Cdust (Conselho de Usuários dos Serviços de Telecomunicações), conselheiro Rodrigo Zerbone, a maior transparência sobre a atuação das operadoras terá reflexo no mercado. “Esperamos criar um círculo virtuoso de competição pela qualidade”, disse.

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