De acordo com pesquisa do Banco Central, o serviço de pagamento instantâneo já é utilizado por 76,4% da população; dinheiro é a forma de pagamento escolhida por 68,9%

Quatro anos após o seu lançamento, o Pix superou o dinheiro como meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. A informação é da pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, divulgada nesta quarta-feira, 4 de dezembro, pelo Banco Central (BC).

Segundo a pesquisa, o Pix é usado por 76,4% da população. Além disso, é a forma de pagamento utilizada com mais frequência por 46% das pessoas que responderam à pesquisa.

Em 2021, quando houve a última edição da pesquisa, fazia poucos meses que o serviço de pagamento instantâneo tinha sido lançado pelo BC. Na época, ele era usado por 46% da população. No recorte sobre frequência, seu percentual era de 17%.

No levantamento divulgado hoje, o cartão de débito aparece em segundo lugar, sendo usado por 69,1% dos brasileiros. Já em termos de frequência, essa opção tem um percentual de 17,4%, caindo de 26,4% em 2021.

Na lista, o dinheiro em espécie aparece em terceiro lugar. Cédulas e moedas são utilizadas por 68,9% da população e são as mais frequentes para 22%.

Em 2021, o dinheiro aparecia como o meio de pagamento mais utilizado no país. Ele era usado por 83,6%, sendo o mais frequente para 42% dos entrevistados.

Já o cartão de crédito está em quarto lugar. Ele é usado por 51,6% das pessoas. Em 2021, o índice de utilização desse meio de pagamento era 44,5%. Entre 2021 e 2024, em relação à frequência, o uso do cartão de crédito passou de 9,9% para 11,5%.

Dinheiro em espécie

O levantamento do BC mostra ainda que o dinheiro em espécie é mais utilizado por aqueles que possuem menor renda: 75% das pessoas que recebem até dois salários mínimos e 69% entre os que ganham entre dois e cinco salários mínimos.

Quando a renda aumenta um pouco, o uso do dinheiro em espécie se torna menos frequente: 59,4% das pessoas que auferem entre cinco e dez salários mínimos e 58,3% das que recebem mais de 10 utilizam notas e/ou moedas de Real hoje em dia.

O uso do dinheiro físico também é ligeiramente maior entre os idosos. De acordo com o levantamento, 72,7% das pessoas que têm 60 anos ou mais o utilizam; esse percentual cai para 68,6% entre aqueles que têm entre 16 e 24 anos. (Com informações do Banco Central)

Fonte: https://telesintese.com.br/pix-supera-dinheiro-como-meio-de-pagamento-mais-usado/
Foto: Freepik

Artigos Relacionados
Leia mais em DESTAQUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Sindicatos também devem apresentar recurso para reverter falência da Oi

Entidades sindicais que representam os trabalhadores também devem apresentar petição junto…