A TIM vai manter em home office 7,5 mil funcionários até o final de agosto. Esse é o número de trabalhadores que já estava trabalhando de casa desde 20 de março, e inclui pessoal de call center e centrais de monitoramento de rede. As equipes de campo, que atuam na manutenção da infraestrutura da empresa, seguem apoiadas por um plano de contingência e mitigação de riscos.

Em paralelo, a companhia iniciou o plano de reabertura gradual das lojas próprias em regiões que não possuem restrições governamentais, seguindo todas as orientações oficiais de prevenção a COVID-19.

A operadora diz que tem percebido aumento da produtividade do trabalhador que fica em casa. A empresa também registrou aumento do engajamento, na qualidade das relações de trabalho e mais eficiência de treinamentos.

FUTURO DO TRABALHO NA COMPANHIA

A companhia já elabora planos para a volta à normalidade, e ainda não decidiu como será o futuro do trabalho no grupo. Para traçar cenários, realizou uma pesquisa com 5 mil funcionários, na qual 98% das pessoas responderam que gostariam de continuar trabalhando de casa pelo menos uma vez por semana. Já 90% gostaria de ao menos dois dias em home office.

“Há uma oportunidade em relação ao smart working, algo que as empresas já estão avaliando no mundo pós-pandemia. A rotina flexível e digital da TIM nos permitiu implementar o home office em todo o Brasil com grande engajamento e espírito de coletividade, mesmo em um cenário desconhecido para todos. Seguiremos com o suporte necessário para que os colaboradores continuem no desafio de conciliar as atividades remotas com a rotina das famílias no isolamento social”, explica Maria Antonietta Russo, VP de Recursos Humanos da TIM Brasil.

O estudo revelou uma melhora significativa na execução das atividades, fluxo de trabalho e planejamento das tarefas. Mesmo com o distanciamento social, as interações com a equipe direta são consideradas boas ou ótimas por 78%, assim como a disponibilidade da liderança imediata (90%). Qualidade de vida é destaque, com o fim das horas perdidas em engarrafamentos, economia, mais segurança, proximidade com a família e possibilidade de inserir outras atividades na rotina.

ENGAJAMENTO

A visão dos líderes também é positiva: 96% dos gerentes e diretores afirmam que o engajamento de seus times se manteve, melhorou ou melhorou muito. As ferramentas de trabalho têm avaliação positiva e o suporte oferecido pela TIM para lidarem com esse período por meio de ações de aprendizagem e contato diário com os colaboradores foram reconhecidos como diferenciais: 79% destacam os treinamentos como bons ou ótimos e 93% consideram a comunicação eficaz.

Todos esses indicadores elevados refletem nas entregas: 72% dos colaboradores se sentem tão ou mais produtivos quanto antes. A pandemia, entretanto, faz com que 20% declarem algumas limitações, sendo o maior desafio conciliar trabalho e vida pessoal, incluindo a rotina com crianças. “Era um impacto esperado, mas, aliado aos demais indicadores, demonstra que o home office é uma aposta importante para o futuro, em um ambiente mais saudável, onde a rede de apoio volta a funcionar”, ressalta Maria Antonietta.

Fonte: Telesintese.com.br

Artigos Relacionados
Leia mais em DESTAQUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Pix apresenta instabilidade

Em nota, Banco Central disse que houve problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instant…