Durante a manhã da última sexta (26/04), reunidos (as) no auditório do Sindicato das Telecomunicações do Piauí-SINTTEL-PI, diretores (as) da CUT-PI, Dirigentes Sindicais, Assessores (as) de Imprensa, Secretários de Comunicação, Jornalistas, dentre outros (as) convidados (as), participaram de um grande debate durante a oficina de mídias digitais, proferida por Renato Rovai, jornalista, doutor em Ciências Humanas e Sociais, pela Universidade Federal do ABC. Criador e editor da Revista Fórum. O projeto Rovai, assim intitulado, foi fortalecido em parceria com a Central Única dos Trabalhadores-CUT-PI, SINTTEL-PI, e o portal Piauí Hoje.

O evento foi coordenado pela CUT-PI, veio como resposta a uma pauta em aberto do 4º Encontro de Comunicação da CUT-PI, e que reuniu mais de oitenta escritos, num momento crucial para a comunicação e seus desafios diante da conjuntura atual adversa, onde o mundo virtual avança a cada dia, e as ferramentas de comunicação se tornam grandes aliadas para o enfrentamento.

Moura, SINTTEL-PI “É muito importante uma oficina como essa que traz um tema tão importante que é a comunicação, principalmente porque a cada dia a comunicação fica mais veloz, e chegam de forma diferenciada através do mundo digital”. Disse.

Renato Rovai: “A formação humana é essencial, o investimento na comunicação é indispensável, temos que acompanhar as novas tecnologias, temos que valorizar as filmagens de vídeos que trazem um grande resultado, a cada dia a comunicação nas redes sociais avançam, e a organização de base é preciso, principalmente ganhar espaços, usar com mais veemência as redes sociais”.

Segundo Rovai, “O papel não é um meio de comunicação, a plataforma da internet vem se consolidando cada vez melhor, de uma forma mais ampla, a internet dá uma esperança aqueles (as) que sempre buscaram o seu espaço de divulgação, temos o You Tube, onde uma pessoa pode criar o seu canal e ter um alcance infinito, blogs, portais, hoje a comunicação é muito mais distribuída do que há alguns anos atrás.” Disse.

Hoje você economiza muito ao usar as redes sociais, o watsapp é uma das ferramentas que faz a comunicação de forma rápida, precisamos fazer uma reflexão sobre a forma em que estamos fazendo a comunicação, ou nós vamos perder tudo! Vez em quando pode ser distribuído um informativo (jornal), mas não podemos esquecer o poder que tem o face book, o twitter.”. (Rovai).

Paulina Almeida, secretaria de comunicação da CUT-PI “Esse momento em que se discute a forma de se fazer a comunicação é muito importante, é muito interessante a colocação do Renato Rovai se tratando da construção da nossa percepção ideológica, precisamos disputar com novas estratégias pra que de fato possamos alcançar a democracia, e avançar cada vez mais no debate da comunicação sindical”. Disse.

No final da oficina, foi apresentado o Porta da CUT-PI através da assessora de comunicação da central, dentre as demais ferramentas que fazem parte da Rede de Comunicação CUTista, e o livro de Renato Rovai: “Um novo ecossistema midiático, a história do jornalismo digital no Brasil”. Em seguida foi aberto para o debate com o público presente.

A parceria feita entre CUT-PI, Renato Rovai, Portal Piauí Hoje e SINTTEL-PI, foi considerada um sucesso.

 

Fonte: Cut/PI

Artigos Relacionados
Leia mais em CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Acusado de administrar serviço de IPTV pirata é condenado a 5 anos de prisão

Condenado tinha acesso a painel de administração de um serviço de IPTV pirata com 13,5 mil…