Operadora também liderou na América Latina, de acordo com relatório da Ookla referente ao segundo semestre do ano passado; tele aparece à frente das rivais em critérios de vídeo e jogos

A Claro foi apontada pela Ookla, empresa de comparação de desempenho de conexões de internet, como a melhor rede 5G do Brasil e da América Latina no segundo semestre do ano passado. Os dados, coletados pela plataforma Speedtest, mostram a operadora na frente das rivais locais em todas as categorias analisadas.

Com base no levantamento, a Claro obteve a nota de 402,33 para velocidade. A pontuação é feita levando em conta download (80% do tráfego de dados ) e upload (20%). Nos dois quesitos, a marca da América Móvil lidera, com a mediana da velocidade de download de 494,78 Mbps e de upload de 40,28 Mbps.

A Vivo aparece em segundo lugar, com mediana de velocidade de download de 436,07 Mbps e de upload de 34,36 Mbps. As medianas da TIM são, respectivamente, 390,76 Mbps e 28,03 Mbps.

A Ookla, parceira oficial de medições da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ainda destaca que a Claro liderou, em termos de velocidade, em grandes centros do País, como São Paulo, Brasília, Salvador, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte, além de Campinas, no interior paulista.

Jogos eletrônicos e vídeos

O relatório também aponta que a rede 5G da Claro é a melhor para experiências de jogos eletrônicos. Para este tipo de aplicação, a operadora obteve a nota 92,5, ante 90,39 da Vivo e 89,13 da TIM.

Vale destacar que, no que diz respeito à latência para jogos, a mediana da Claro foi a mais baixa (logo, a que exige menos tempo de resposta), ficando em 59,27 milissegundos (ms). As medianas de Vivo (53,39 ms) e TIM (63,54 ms) foram um pouco superiores.

Do mesmo modo, a Claro aparece à frente das rivais em relação à experiência de vídeo em redes 5G, com 86,79 pontos. Neste quesito, a TIM tem leve vantagem (83,61 pontos) sobre a Vivo (83,56 pontos).

Levando em conta todas as tecnologias móveis – ou seja, não apenas o 5G –, a Vivo (71,44 pontos) supera a TIM (68,75 pontos), mas ambas ficam atrás da Claro (73,39 pontos).

Os resultados, de certa forma, seguem os observados no primeiro semestre de 2023, quando a Claro também liderou vários critérios relacionados à quinta geração móvel.

 

Fonte: https://www.telesintese.com.br/claro-tem-a-rede-5g-mais-rapida-do-brasil-aponta-speedtest/
Foto: Freepik

 

Artigos Relacionados
Leia mais em DESTAQUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Secom recebe Federações para tratar da situação da Oi S/A

O secretário executivo Ricardo Zamora se comprometeu de levar as questões pontuadas pelas …