A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados aprovou dia, 09/10/19, proposta que obriga as operadoras de celular a celebrar acordos para o atendimento de seus usuários por outras operadoras em municípios que visitam – os chamados acordos de “roaming”.

Pelo texto aprovado, a exigência será feita apenas para as operadoras que detiverem pelo menos 10% da base de assinantes do serviço no país. A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, ou seja, só vai à plenário se houver recurso.

Caso a operadora não tenha êxito em celebrar acordo com qualquer das prestadoras que atuem em determinado município, ela deverá solicitar interveniência à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que decidirá após 90 dias.

O descumprimento das medidas previstas sujeitará os infratores às sanções previstas na Lei Geral de Telecomunicações e no Código de Defesa do Consumidor. O texto aprovado diz que uma vez celebrado o acordo de roaming, a prestadora estará obrigada a ofertar capacidade de conexão a usuários que estiverem na condição de visitantes no município.

Artigos Relacionados
Leia mais em DESTAQUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

STF autoriza licença de 180 dias para servidor pai ‘solo’

Os ministros do STF negaram recurso do INSS contra decisão do TRT-3 e decidiram que é cons…