A Vivo começou a ativar hoje, 10, em sua rede móvel o recurso Rich Communication Services (RCS), serviço de mensagens instantâneas nativo dos aparelhos Android. O parceiro tecnológico da Vivo para a plataforma de RCS é o Google.

No lançamento, já é possível enviar e receber arquivos, imagens, vídeos e adesivos; acompanhar se o interlocutor está online, ou se está digitando; e criar grupos de conversa, além de trocar mensagens por meio da rede WiFi. No caso de uso na rede da operadora, o aplicativo não consome o pacote de dados nem será cobrado do cliente final. Clientes da Vivo também podem conversar com usuários de outras operadoras que possuam o RCS disponível, no Brasil e no Mundo.

A operadora está desenvolvendo o modelo de negócio A2P (de relação entre empresas e consumidor usando a plataforma).

Para usar o RCS, os donos de celulares Android devem ter o aplicativo “Mensagens”, do Google. Os usuários receberão, gradativamente, uma notificação quando o RCS estiver disponível para seu aparelho e basta seguir as orientações para ativar o recurso.

O RCS abre novas possibilidades de interação do cliente com a própria operadora e a relação das marcas com os consumidores. Por isso, representa uma evolução para áreas como mobile advertising, atendimento a clientes (com inteligência artificial e chatbot, e-commerce, entre outras. Essas aplicações estão em análise pela Vivo e serão anunciadas nos próximos meses.

(Com assessoria de imprensa)

Fonte: Telesintese

Artigos Relacionados
Leia mais em DESTAQUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Pix apresenta instabilidade

Em nota, Banco Central disse que houve problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instant…