A Comissão Nacional de Negociação da FITRATELP e sindicatos filiados esteve reunido com a direção da empresa na semana passada. O Grupo Claro nos apresentou uma proposta de PPR 2015 bastante ruim, muito pior do que a que recebemos no ano passado, especialmente no que se refere ao adiantamento, à distribuição de pesos nas metas e também aos critérios de elegibilidade.

De fato, a Claro propõe um adiantamento da PPR irrisório, de 0,5 salário. Além disso, a Claro piorou bastante os critérios de elegibilidade, deixando de fora um grande contingente de trabalhadores, além de dificultar o atingimento das metas com a distribuição de pesos mais desfavoráveis.

Se depender da vontade da empresa só vão receber a PPR 2015 os trabalhadores ativos com mais de 180 dias trabalhados. Os trabalhadores acidentados ou em auxílio-doença receberão proporcionalmente (mínimo de 180 dias trabalhados). Os trabalhadores que pediram demissão estão excluidos do Programa. Aqueles que foram demitidos sem justa causa receberão proporcionalmente, desde que também tenham trabalhado um período mínimo 180 dias. O mesmo se aplica às trabalhadoras em licença maternidade.

Como as companheiras e os companheiros podem perceber, essas modificações penalizam o trabalhador, especialmente os mais vulneráveis, e inviabilizam, por consequência, qualquer acordo com a empresa.

Além disso, com sua visão obtusa, o Grupo Claro joga no lixo um valioso instrumento de incentivo a produtividade e o transforma em mais um ponto de atrito entre a empresa e os trabalhadores, pois retrocede nas relações sindicais e revela o descaso e a indiferença da Claro com relação ao bem estar dos seus empregados.

A CNN enviou a empresa uma contra-proposta e espera que a Claro recobre o bom senso. Sendo assim, pedimos que os trabalhadores fiquem atentos aos boletins e convocações de seu sindicato.

 

 

 

Artigos Relacionados
Leia mais em DESTAQUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito

Medidas também preveem ajuda a micro e pequenas empresas Com o potencial de destravar até …