O número de reclamações de usuários de serviços de telecom recuou 29% em novembro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2021, apontaram dados da Anatel compilados pela Conexis Brasil Digital.
No décimo primeiro mês de 2022 foram registradas 115,1 mil queixas, ou 47 mil a menos do que as protocoladas na agência um ano antes. O maior número de reclamações está relacionado com cobrança, respondendo por 32% do total.
“Mas foram as queixas relacionadas a esse item que registraram a maior queda em novembro, uma redução de 38%”, notou a Conexis. “Nos últimos dois anos, as reclamações por cobrança caíram para menos da metade, passando de 82 mil em novembro de 2020 para 36,4 mil em novembro deste ano”, completou a entidade, vinculando a tendência às medidas de autorregulação do setor.
De forma geral, houve redução das reclamações em todos os serviços de telecom, com destaque para a queda de 28,4% nas reclamações relacionadas à telefonia e banda larga móvel (o serviço com maior número de acessos do setor). O número de queixas desses usuários diminuiu de 86,6 mil para 62 mil.
Já as reclamações relacionadas à banda larga fixa caíram 22,3%, de 38,7 mil para 30 mil, e as relacionadas à TV por assinatura reduziram 20,4% em relação a novembro de 2021.