A partir de quinta-feira (20), as mensagens de texto com propaganda da operadora de celular só poderão ser enviadas para o cliente com autorização dele. Mas a novidade não vale para outras empresas, que também fazem propaganda com torpedos.

Ofertas de novos planos, bônus pra falar mais. Torpedos assim lotam a caixa de mensagens de Patrícia.

“Nossa. Manda uma, duas, três. De uma vez só”, disse a vendedora Patrícia da Silva.

Em alguns casos, as propagandas chegam em horários nada agradáveis.

“De madrugada chegam algumas mensagens. E aí a gente acorda achando que é alguma coisa importante e é mensagem de celular. E aí você tá dormindo e tem que acordar com aquele barulho”, afirmou a supervisora pedagógica Elizabeth Maria.

Esse bombardeio de mensagens vai ficar a critério do consumidor. A partir de agora, cada operadora só pode enviar SMS promocional se tiver a autorização do cliente.

Até o dia 20 de setembro as empresas têm que enviar um SMS ao cliente informando que se ele não quiser receber mensagem publicitária da operadora, deve responder com a palavra “sair”. E o assessor jurídico do Procon faz um alerta.

“Não vai bloquear o seu celular para recebimento de ligações de telemarketing e nem de promoções de outras operadoras. Vai limitar apenas o recebimento pra sua operadora”, ressaltou Alexandre Werneck do Procon-BH.

Quem não responder automaticamente continua recebendo as ofertas. O aviso tem que constar também no site da operadora e no serviço de atendimento por telefone.

“É celular. É particular. É pra você usar realmente quando você tem necessidade. E não pra ser incomodado. Eu penso assim”, disse a cobradora Renata Cantão.

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