A Anatel divulgou nesta manhã a primeira avaliação trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal (SMP). A avaliação está disponível na página da Agência no seguinte caminho: aba Espaço do Cidadão » Telefonia Móvel » Medidas Cautelares do SMP.
Essa é a avaliação dos três primeiros meses dos planos de longo prazo apresentados pelas prestadoras à Anatel para a melhoria dos serviços. A avaliação será contínua ao longo de dois anos. O relatório foi divulgado hoje após a análise detalhada dos resultados apresentados entre agosto e outubro do ano passado. Os próximos relatórios serão apresentados nos mesmos moldes do divulgado nesta manhã.
Entre 23 de julho e 2 de agosto de 2012, as prestadoras de telefonia móvel que apresentaram o pior desempenho por Unidade da Federação (UF), segundo avaliação da Anatel, foram proibidas de comercializar e habilitar o serviço para novos usuários.
As prestadoras se comprometeram a realizar investimentos na melhoria da prestação do SMP nos próximos dois anos. Os planos apresentados pelas autorizadas abrangem todos os Estados e o Distrito Federal, e contemplam investimentos na melhoria das redes, do atendimento ao usuário e diminuição de interrupções do serviço. As prestadoras apresentaram propostas de melhorias com detalhamento por Unidade da Federação, com medidas para garantir a qualidade do serviço e das redes de telecomunicações.