A plataforma Não Me Perturbe ganhou, nesta quinta-feira, 23, uma versão em aplicativo (Android, iOS). Por meio dele, os usuários podem cadastrar seus números de linhas fixas e móveis para que não recebam chamadas indesejadas de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.

Desde julho de 2019, quando foi lançada, a plataforma cadastrou mais de 11 milhões de números, um pouco mais do que os 10 milhões registrados em abril de 2022. A iniciativa foi criada por operadoras de telecom, como uma medida de autorregulação do setor, a fim de melhorar a relação com os consumidores.

A plataforma só funciona para serviços de crédito consignado e de serviços de telecom das empresas que aderiram à Não Me Perturbe. A lista das empresas está disponível no site e no aplicativo.

Dados mostram que as reclamações de usuários de serviços de telecom registradas na Anatel têm diminuído. Em janeiro de 2023, o número de queixas registradas caiu 28,4%, em comparação com janeiro de 2022.

Para fazer o cadastro, basta a pessoa informar o número de telefone no qual não deseja receber chamadas indesejadas. O bloqueio ocorre em até 30 dias.

 

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