A espanhola Telefónica negou nesta segunda-feira (6) que esteja envolvida na preparação de uma oferta conjunta pela TIM Brasil, a operadora móvel brasileira da Telecom Italia.

As ações da Telecom Italia subiram na sexta-feira após uma reportagem da imprensa italiana dizendo que a Telefónica buscava criar um veículo com rivais do mercado brasileiro – a América Móvil e a Oi – para assumir a TIM Brasil.

“A Telefónica gostaria de esclarecer que não faz parte desse veículo e que não tem detalhes de qualquer tipo sobre essa potencial transação para divulgar ao público para a avaliação de mercado”, disse a empresa de telecomunicações espanhola, em um comunicado ao regulador do mercado de ações da Espanha.

A Telefónica acrescentou que não teve qualquer contato específico com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre tal acordo.

A Telefónica detém 15% da Telecom Italia através do veículo de investimento Telco e no ano passado garantiu uma opção de assumir progressivamente as participações de seus parceiros na Telco, um grupo de instituições financeiras italianas.

O movimento para assumir a Telco preocupa as autoridades brasileiras, pois a empresa também já controla a operadora de rede móvel local Vivo.

O Cade determinou no início de dezembro que a Telefónica deve deixar sua participação direta e indireta na TIM Brasil ou reduzir sua participação na Vivo – um negócio que a Telefónica considera como estratégico, disseram pessoas familiarizadas com os planos do grupo espanhol à Reuters no mês passado.

Essas fontes também disseram que a Telefónica tinha como objetivo acabar com a TIM Brasil e dividir seus ativos e redes entre si e as duas outras operadoras de telefonia móvel brasileiras.

A Telefónica disse novamente na segunda-feira que considera a possibilidade de tomar medidas legais sobre o que descreveu como soluções “não razoáveis” impostas pelo Cade.

Artigos Relacionados
Leia mais em Todas as Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Trabalhadores na Rede Conecta paralisam atividades em Teresina

Na manhã desta quarta-feira (17) os trabalhadores na empresa Rede Conecta, terceirizada da…