A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está pedindo que as operadoras de telecomunicações tomem medidas para colaborar com a contenção da COVID-19. O órgão enviou ofício às empresas com uma série de ações como ampliação de banda e acesso gratuito a apps com informações oficiais sobre a doença.

“A evolução no número de casos confirmados e suspeitos nos últimos dias impõe, contudo, que novos avanços sejam feitos. Com um cenário de maior distanciamento físico entre as pessoas, requisições de quarentena e de trabalho remoto, as conexões de acesso às redes se tornarão ainda mais essenciais. A preservação de fluxos de trabalho, de ensino, de acesso a informações sobre saúde e também de lazer, dependerá em grande medida dos serviços de telecomunicações”, informa o ofício.

No total, são oito medidas que o órgão pede às empresas prestadoras de serviço móvel. A primeira é o chamado zero rating para o app Coronavírus-SUS. O programa foi lançado pelo Ministério da Saúde com informações oficiais sobre casos da doença e prevenção no Brasil. O zero rating significa acesso ao app sem que isso seja cobrado do pacote de dados do usuário.

A Anatel também pede que as operadoras ampliem o acesso a pontos públicos de Wi-Fi para não-assinantes e amplie a velocidade da banda larga fixa.

O órgão também se preocupa com a infraestrutura e pede que as empresas priorizem atendimentos em estabelecimentos de saúde e serviços de urgência, como hospitais, farmácias e atendimento ao público, além de solicitar que as companhias definam um plano para garantir a estabilidade técnica em momentos de alta demanda, como deve acontecer agora.

Outras medidas incluem flexibilizar prazos de pagamentos de inadimplentes em áreas de isolamento, divulgar práticas de higiene internas e promover campanhas com informações sobre a COVID-19.

“No sentido de dar início à consolidação das soluções, a Presidência e as áreas técnicas estão adotando preparativos para realização de reuniões com solução de acesso remoto de participação, a ocorrer no início desta semana, sendo imprescindível a participação dos representantes acima mencionados”, completa o ofício.

Para facilitar a divulgação, a Anatel também vai disponibilizar uma página que reúne todas as movimentações das operadoras pelo país.

Fonte: Anatel

Artigos Relacionados
Leia mais em DESTAQUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Anatel cria código 0304 para identificar ligações de cobrança

Medida segue os moldes do 0303, utilizado para o caso de telemarketing A exemplo do que já…