A TIM concluiu o processo de internalização de seu Network Operation Center (NOC), o centro de gestão de rede da operadora para os segmentos móvel e fixo. A partir de agora, a companhia não trabalha mais com fornecedores externos para as atividades de monitoramento e gestão da rede, mas sim com funcionários 100% próprios. O objetivo é ter controle direto sobre os processos e equipes para melhorar ainda mais seus indicadores de qualidade de serviço.

Durante seis meses, foram investidos R$ 8 milhões em treinamento de pessoal e em infraestrutura para garantir um centro de excelência de gestão de rede, em linha com as melhores práticas do mercado. Atualmente, o NOC dispõe de 400 funcionários, distribuídos em quatro unidades: duas no Rio de Janeiro, no Rocha e na Barra da Tijuca, e outras duas em São Paulo, em Santo André e na Lapa.

Eles monitoram e fazem a gestão de 12,5 mil sites, 70 mil quilômetros de fibra óptica, 900 elementos de rede Core IP, 6,7 mil equipamentos de transmissão e 1,3 mil MSANs – equipamentos multisserviço de acesso IP que possibilitam a interligação do tráfego das redes de alta velocidade.

“Todos os processos foram redesenhados para garantir a agilidade e assertividade no monitoramento da rede, prevendo possíveis falhas e agindo imediatamente em caso de indisponibilidade de serviço. A internalização do Network Operation foi um passo fundamental para fazer melhorias na infraestutura, que irão refletir na qualidade do serviço prestado ao cliente”, diz Carlo Filangieri, CTO da TIM Brasil.

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