Trabalhadores e trabalhadoras do setor de transporte público de Teresina (PI) paralisam as atividades na próxima segunda-feira (4), a partir da zero hora. A decisão foi aprovada por unanimidade durante uma assembleia realizada na sede do Sindicado dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviários (SINTETRO), nesta terça-feira (29).

Os motoristas e cobradores do transporte coletivo que cruzarão os braços reivindicam o reajuste salarial de 8,5% e o aumento da frota de ônibus que circula pela capital.

De acordo com o SINTETRO-PI, foram feitas várias negociações com os empresários, mas até o momento nenhuma contraproposta foi colocada à mesa e o sindicato alega que “mais uma vez os empresários estão mostrando que não se preocupam com os trabalhadores e as trabalhadoras do sistema de transporte urbano de Teresina”.

O presidente do sindicato, Fernando Santos, o Feijão, diz que há uma má vontade dos empresários do setor em atender as reivindicações dos trabalhadores. E como não apresentaram nenhuma proposta que atenda os anseios da categoria, os trabalhadores decidiram parar.

O argumento dos empresários para não fazer contraposta foi o de que não têm como conceder os reajustes.

A primeira rodada de negociação aconteceu na segunda-feira (28) com representantes da categoria, do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de passageiros de Teresina (Setut) e da Prefeitura Municipal de Teresina, representada pelo superintendente da Strans, Carlos Daniel.

Outra rodada de negociação está marcada para esta quinta-feira (31), na sede da Delegacia Regional do Trabalho, no Centro de Teresina.

Confira a nota do sindicato:

O SINTETRO-PI comunica a toda sociedade que, em virtude dos empresários não aceitarem o reajuste reivindicado pelos Trabalhadores do Sistema de Transporte Público de Teresina-PI, todas as empresas de ônibus estarão com suas atividades suspensas a partir das 00h00min desta segunda-feira, dia 04 de Fevereiro de 2019, ao tempo em que avisa que tão logo seja apresentada uma proposta que seja favorável ao trabalhador o sistema de transporte voltará a funcionar normalmente.

O SINTETRO-PI deixa claro para a sociedade Teresinense que em momento algum gostaria de criar algum transtorno aos usuários de transportes coletivos da capital, porém não há outra alternativa que não seja a paralisação do sistema, para que se possa lutar em defesa dos direitos dos trabalhadores, entre eles motoristas e cobradores, tendo em vista que os empresários estão numa briga com a Prefeitura de Teresina devido a um repasse de verbas que não fora feito, e que os  trabalhadores não tem culpa que isto esteja acontecendo e os mesmos não podem ser penalizados por isso.

Escrito por: Socorro Silva , da CUT-PI

Artigos Relacionados
Leia mais em DESTAQUES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito

Medidas também preveem ajuda a micro e pequenas empresas Com o potencial de destravar até …